Revisão clínica: Dr.ª Fernanda Furtado Ginecologista
Os sintomas da menopausa como menstruação irregular, ondas de calor ou suor noturno normalmente aparecem de forma gradual alguns meses antes da mulher entrar nessa fase. Isso acontece devido aos níveis de estrógenos que vão diminuindo ao longo do tempo, provocando várias alterações no corpo da mulher.
A vida é feita de fases. Para as mulheres, uma dessas etapas é a menopausa.
Essa fase marca o período que finda a vida reprodutiva feminina. Com isso, se dá início a um momento de novas descobertas e experiências.
A menopausa aconteceu em anos diferentes para cada mulher. Normalmente, ela surge por volta dos 45 aos 55 anos, e isso varia conforme o organismo.
Caso confirmada a menopausa, o médico pode indicar um tratamento com terapia de reposição hormonal e mudanças no estilo de vida para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da mulher.
Quando a mulher nasce, ela já tem um estoque de óvulos determinado geneticamente. São os gametas femininos, que se juntam com o espermatozoide, dando origem ao feto na gravidez.
A menopausa marca o momento em que não há mais óvulos para serem utilizados. Assim, não há motivação para que a menstruação ocorra e a mulher perde a sua capacidade reprodutiva.
Essa transição faz com que o corpo feminino passe por mudanças, geralmente associando a alterações hormonais, diminuindo a produção de estrogênio e progesterona.
Sintomas da menopausa
Conheça alguns sintomas físicos que estão associados a essa fase da vida:
- Ausência de menstruação;
- Ondas de calor;
- Cansaço;
- Alterações vaginais, normalmente, ocorre a secura vaginal, a região passa a ficar menos lubrificada no decorrer do dia e durante as relações sexuais. Além disso, existe há possibilidade de sentir uma certa sensibilidade na região que pode estar associada ou não a outros sinais, como a atrofia da região;
- Dores na relação sexual, por conta das alterações vaginais, entretanto, não há necessidade de ser assim. Há tratamentos que podem ser implementados com o intuito de melhorar essa situação;
- Suores noturnos;
- Incontinência urinária;
- Pele seca;
- Queda capilar;
- Dores no corpo;
- Ganho de peso;
- Perda de massa muscular.
Além dos sintomas físicos como ditos anteriormente, existem os emocionais. Vamos conferir!
- Cansaço mental;
- Dificuldade para dormir;
- Redução da libido;
- Esquecimento;
- Ansiedade;
- Problemas de concentração;
- Mudanças de humor.
Nem todas as mulheres vão apresentar sintomas. A menopausa assim como a menstruação é muito singular. Cada uma vai apresentar sintomas diferentes, inclusive, variando a intensidade.
Como aliviar os sintomas?
Os sintomas podem parecer assustadores, entretanto nem sempre devem acompanhar por muito tempo. Na maioria dos casos, é somente uma transição do organismo e tendem a melhorar com o passar dos meses.
Existem hábitos que podem ajudar para a melhora dos sintomas. Confira!
- Faça terapia de reposição hormonal;
- Mantenha a hidratação em dia;
- Pratique atividades físicas, pois auxiliam no controle da ansiedade e no alívio do estresse além de ajudar nos sintomas físicos, como: perda de massa muscular e ganho de peso;
- Tenha uma alimentação balanceada;
- Durma bem;
- Consulte um ginecologista regularmente!
A frequência das consultas ao ginecologista na menopausa varia de cada caso. Existem mulheres que precisarão ir mais frequentemente, principalmente quando fizerem algum tipo de tratamento envolvendo uso de hormônios.
Na maioria dos casos, as consultas periódicas podem ser feitas anualmente! Sempre consulte seu médico ginecologista e siga as orientações.
A Sona Ern se preocupa com sua saúde e bem-estar!
Lembre-se : há sempre uma solução! Siga as dicas e mantenha-te informada.
A Sona Ern está com você! explore mais e encontre as melhores ofertas e soluções.
Antes de ir embora, não deixe de ler outros artigos sobre saúde e bem-estar no nosso blog . Até a próxima!
Este artigo foi útil para você? Seu feedback é muito importante para nós.